Fritz vence Tiafoe em cinco sets e chega à final do US Open pela primeira vez

Fritz vence Tiafoe em cinco sets e chega à final do US Open pela primeira vez

Por José Morgado - setembro 7, 2024

Taylor Fritz, californiano de 26 anos, viveu nesta sexta-feira (6) o momento mais alto da sua carreira, ao se classificar para a sua primeira final de Grand Slam no US Open.

Em uma semifinal 100% norte-americana — a primeira desde 2005 –, Fritz, número 12 do mundo, derrotou o seu amigo e compatriota Frances Tiafoe por 4-6, 7-5, 4-6, 6-4 e 6-1, em 3h21, para se tornar no primeiro norte-americano desde Andy Roddick, em 2006, a chegar à final do maior torneio do país. Roddick também tinha sido o último norte-americano a chegar à final de um Slam, em Wimbledon 2009 — ele perdeu ambas para Roger Federer.

Leia também:

Os dados históricos (e impressionantes) que Sinner alcançou com a final do US Open
Pegula sai do buraco de forma incrível e bate Muchova rumo à final do US Open
Drama no US Open: Draper vomitou em quadra; Sinner fez ponto épico e sentiu o pulso

Depois de quase três horas de jogo de enorme equilíbrio, com os três primeiros sets sendo resolvidos em detalhes, tudo começou a se desequilibrar na reta final da quarta parcial, quando o tênis de Tiafoe se desintegrou no momento em que serviu em 4-5 para evitar um quinto set. Fritz encaixou a certa altura uma série de 11 pontos seguidos, abriu uma vantagem de 4-0 no quinto set e não deu qualquer chance na reta final.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por US Open (@usopen)

Fritz vai desafiar na final de domingo (8) o italiano Jannik Sinner, número 1 do mundo. O confronto direto assinala um empate 1-1 e os dois encontros anteriores foram jogados em Indian Wells. Fritz venceu em 2021 e Sinner em 2023.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com