Frederico Marques: «Sinto-me extremamente orgulhoso do João e do Gastão» - Bola Amarela Brasil

Frederico Marques: «Sinto-me extremamente orgulhoso do João e do Gastão»

Por admin - agosto 10, 2016

Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro terminaram esta terça-feira para o ténis português, mas o balanço é positivo. Frederico Marques, que ficou responsável pelos tenistas nacionais em solo brasileiro, viu João Sousa e Gastão Elias fazer história, ao tornarem-se nos primeiros jogadores portugueses a conquistarem triunfos olímpicos, e ao Bola Amarela admitiu sentir-se “orgulhoso” com os feitos concretizados.

“Para mim, foi um privilégio fazer parte desta equipa, foi desafiante a cada instante desta experiência que, sem dúvida, é única. Orientar dois atletas deste nível é excecional e exigente, porque estamos a falar do João e do Gastão. Sinto-me extremamente orgulhoso dos dois, muito grato por esta experiência, mas com ambição e desafio de voltarmos, de continuarmos o nosso trabalho para voltarmos a uma aldeia olímpica dentro de quatro anos”, começou por dizer o treinador português.

“Ao nosso nível, querendo sempre mais, ambicionando mais, tentámos, lutámos e demos tudo para conseguir chegar o mais longe possível. Escrevemos mais umas páginas na história do ténis nacional, com dois atletas a competirem na modalidade e a ultrapassarem a primeira ronda a nível individual e coletiva”, sublinhou Marques, aludindo ao facto de Sousa e Elias terem sido afastados apenas na segunda eliminatória tanto em singulares como em pares.

“Conseguirmos atingir os Jogos Olímpicos, estar presentes de forma dupla na modalidade já é uma vitória e um feito que nos enche de orgulho. Depois, vivemos uma experiência única, uma partilha imensa com todos os atletas, todos com o mesmo sonho de representar melhor o nosso país”, rematou o técnico de João Sousa.

Recorde-se que, na variante individual, João Sousa não resistiu à eliminação diante do argentino Juan Martin del Potro, carrasco do número um mundial Novak Djokovic na primeira eliminatória, ao passo que Gastão Elias sucumbiu perante o portentoso norte-americano Steve Johnson, num encontro que acabou por ditar o fim da participação portuguesa nos Jogos Olímpicos.

Agora segue-se o Masters 1000 de Cincinnati, nos Estados Unidos, tanto para Sousa como para Elias. Sousa, que viaja esta quinta-feira para a cidade norte-americana, tem entrada direta no quadro principal, enquanto Elias terá de disputar a fase de qualificação, com início este sábado.