Federer nunca antes tinha jogado cinco sets nas duas primeiras ronda de um Grand Slam
Aos 36 anos, Roger Federer continua a passar por novas e inéditas experiências dentro do court. Pela primeira vez na sua carreira, que vai a caminho das duas décadas, o campeoníssimo suíço viu-se obrigado a disputar cinco sets nas duas primeiras rondas de um torneio do Grand Slam.
Aliás, até 2017, o antigo número um mundial nunca tinha sido esticado até ao limite em duas rondas consecutivas. A primeira vez que aconteceu foi em janeiro, no Open da Austrália, quando venceu em cinco sets primeiro Stan Wawrinka, nas meias-finais, e depois Rafael Nadal, na final.
Federer vai agora tentar fazer o que apenas um homem conseguiu na era Open: vencer um Major depois de ter tido a corda na garganta nas duas rondas inaugurais. Boris Becker é o tal. Em 1996, o alemão lançou-se para a conquista do Open da Austrália depois de ter entrado aos solavancos em Melbourne Park. Derrotou Michael Chang na final do Grand Slam australiano, que contou com a participação de Nuno Marques (cedeu na primeira ronda).
Quanto a Federer, vai defrontar Feliciano López de seguida, em Flushing Meadows, depois das batalhas travadas com Mikhail Youzhny, na jornada de ontem, e a jovem promessa norte-americana Frances Tiafoe na primeira ronda.