This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Federação Portuguesa quer abrir alto rendimento na próxima semana
A Federação Portuguesa de Ténis emitiu esta sexta-feira uma atualização sobre a situação do ténis no nosso país, remetendo para as recentes declarações do Presidente da República, que decretou o prolongar do estado de emergência até ao dia 2 de maio. Em comunicado, Vasco Costa, presidente do organismo, confirmou a intenção de retomar os treinos de alto rendimento da próxima semana e acredita que a modalidade poderá voltar aos treinos durante o mês de maio, primeiro “de singulares e seguidamente em grupo”.
Nos últimas dias, a Associação de Ténis de Lisboa veio a público pedir à Federação que intercedesse pelo reatar da modalidade. “Tendo em consideração as especificidades da sua prática, [o ténis] é das modalidades que reúne melhores condições para permitir o regresso à atividade física“, escreveu Mário Azevedo Gomes, presidente da ATL, numa carta aberta.
COMUNICADO DA FPT
O Exmo. Sr. Presidente da República renovou, ontem, por um período de quinze dias o estado de emergência em Portugal. No entanto, e fruto do empenho de todos os Portugueses, manifestou também otimismo quanto à não necessidade de prolongar este estado para além do dia 2 de Maio e ao reatamento gradual da atividade de alguns serviços, mesmo que com alguns condicionamentos.
A pandemia da Covid-19 tem sido um desafio sem precedentes para a humanidade, afetando nações nos cinco continentes. Apesar de nesta fase a prioridade máxima continuar a ser a saúde pública, a Direção da Federação Portuguesa de Ténis e a estrutura Técnica têm vindo a trabalhar diariamente para encontrar soluções práticas, que permitam minimizar o impacto que advém da suspensão forçada das atividades. Com olhos postos no recomeço da atividade do ténis nacional, e tendo em conta os vários cenários, vamos durante a próxima semana apresentar um Plano com medidas de apoio concretas, que vão abranger os vários agentes da modalidade.
A Federação Portuguesa de Ténis tem estado em permanente contacto com o Instituto Português do Desporto e Juventude, com a finalidade de aprovar as medidas de prevenção que permitam o recomeço da atividade tenística, cujo plano também iremos apresentar no início da próxima semana. Numa primeira fase serão divulgadas as medidas de segurança para o regresso à atividade dos atletas de Alto Rendimento, que pensamos ser na próxima semana, conforme autorização do DL nº 2-A/2020 de 20 de março. Numa segunda fase, serão implementadas as medidas de segurança para o recomeço da atividade dos clubes na prática e treino de singulares e seguidamente em grupo. Estamos a interceder junto das autoridades de tutela competentes para que o mesmo possa ocorrer durante o mês de Maio, ainda que com restrições.
Continuaremos a trabalhar junto do Governo, para que a abertura dos campos dos clubes de ténis possa acontecer o mais breve possível.
- Categorias:
- Portugal