Federação Portuguesa anuncia plano de retoma da atividade com cinco fases e a arrancar esta semana

Federação Portuguesa anuncia plano de retoma da atividade com cinco fases e a arrancar esta semana

Por Bola Amarela - abril 20, 2020
vasco

A Federação Portuguesa de Ténis (FPT) anunciou esta segunda-feira um Plano de Retoma da Atividade, que irá ser iniciado já nos próximos dias, com o objetivo de “regressar à atividade de forma progressiva e com a máxima segurança”.

A fase 1 do Plano de Retoma de Atividade destina-se a atletas de Alto Rendimento, permitindo “o recomeço dos treinos” quer no Complexo de Ténis do Jamor quer no Complexo Desportivo do Monte Aventino. O Plano de Retoma de Atividade, que segundo a FPT  resulta de um trabalho conjunto entre a estrutura técnica e a direção clínica da Federação Portuguesa de Ténis e a direção clínica do IPDJ (Instituto Português do Desporto e Juventude), tem cinco fases.

A Federação Portugu-esa de Ténis continua “a trabalhar conjuntamente com as entidades governamentais, com a finalidade de aprovar brevemente as medidas de prevenção das fases 2 e 3 do Plano de Retoma de Atividade, que reinicia a atividade dos clubes, ainda que com restrições”.

A quarta fase prevê a organização de eventos e competições nacionais, enquanto a quinta a de provas internacionais no país. “Vamos continuar a monitorizar os níveis de alerta do Governo e, à medida que as diretrizes permitam mais flexibilidade para atividades como o ténis, atualizarem os documentos das várias fases”, considera a Federação Portuguesa de Ténis, que realizou uma consulta e estudou casos de outras federações, da ITF e de Tennis Europe.

A Federação Portuguesa de Ténis considera que “atividade do ténis reúne condições para a prática sem infringir as normas de distanciamento social”, acrescentando que “as especificidades da modalidade, que definem a sua prática, permitem com medidas simples o regresso à atividade, sem constranger as medidas de contenção da pandemia”.

Em suma:

1 – Retoma dos treinos no Centro de Alto Rendimento: 20 de abril

2- Abertura de clubes e aulas individuais: maio

3 – Início de algumas aulas em grupo: maio/junho

4 – Realização de torneios nacionais: junho

5- Realização de torneios internacionais: julho

Consulte o plano de retoma completo.