Fábio Coelho e Jaime Faria brilham e alcançam grandes vitórias em Portimão

Fábio Coelho e Jaime Faria brilham e alcançam grandes vitórias em Portimão

Por José Morgado - março 15, 2023

O último dos seis torneios ITF M25 consecutivos no Algarve continua a trazer boas notícias para os tenistas portugueses. Na primeira metade desta jornada de quarta-feira, foi a vez de Fábio Coelho, Jaime Faria e Gonçalo Falcão se juntarem a Pedro Araújo (que venceu na terça) na segunda ronda do torneio de Portimão, sendo que os dois primeiros alcançaram algumas das melhores vitórias… da sua vida.

Para Coelho, jovem de Oliveira de Azeméis que foi campeão nacional absoluto em 2022, a vitória desta quarta-feira foi uma saborosa desforra do desaire da semana passada na 2.ª ronda da Quinta do Lago. O atual 1011.º ATP derrotou o polaco Filip Peliwo, 376.º ATP e antigo campeão de Wimbledon em juniores, por 4-6, 6-4 e 6-3, em 2h20 de batalha, marcando duelo na segunda ronda com… Gonçalo Falcão, campeão do Mundo de +30 anos que alcançou um excelente triunfo num duelo de qualifiers diante do norte-americano Michael Zhu (1057.º), por 6-3 e 6-3.

Já Jaime Faria, 592.º ATP, somou mais um bom triunfo nesta série algarvia, desta feita sobre o italiano Francesco Forti, 402.º ATP e um dos favoritos a chegar longe na prova, 6-7(3), 6-4 e 6-2, em 2h32 e recuperando bem de um primeiro set perdido de forma dura. Para o tenista do Centro de Alto Rendimento do Jamor segue-se agora Gonçalo Oliveira, 489.º ATP, que liderava por 6-2 e 3-0 diante do turco Kuzey Cekirge quando este abandonou o encontro.

Numa jornada com muitos portugueses em ação, Henrique Rocha e Afonso Portugal ficaram pelo caminho. Nos pares, Tiago Pereira/Henrique Rocha, Pedro Araújo/Fábio Coelho e Gonçalo Oliveira (ao lado do australiano Jason Taylor) já estão nos quartos-de-final.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com