Elias e Sousa revoltados com 'esquecimento' da FPT em relação ao Rio'2016 mas Vasco Costa mantém confiança

Elias e Sousa revoltados com 'esquecimento' da FPT em relação ao Rio'2016 mas Vasco Costa mantém confiança

Por admin - julho 15, 2016

João Sousa e Gastão Elias, que esta sexta-feira se defrontaram no primeiro encontro de da cem por cento português em quartos-de-final ATP fora de Portugal, vão quebrar outra barreira dentro de semanas, no Rio de Janeiro, quando se tornarem nos primeiros jogadores desde 1992 a competirem no quadro de singulares dos Jogos Olímpicos.

A participação lusa no torneio de ténis do Rio’2016 pode estender-se igualmente à competição de pares, embora tenha havido erro por parte da Federação Portuguesa de Ténis na inscrição da única dupla portuguesa possível para a competição. Ora… a FPT não inscreveu a dupla atempadamente, algo que mereceu fortes críticas dos dois jogadores portugueses em declarações ao jornal ‘O Jogo’, esta sexta-feira.

Fico triste, pois era mais uma oportunidade para representar Portugal numa outra variante, com o Gastão, mas houve um erro, que não deveria existir, e os jogadores é que saem prejudicados. É um erro que nem comentários merece”, disparou João Sousa, que tem apoio de Gastão Elias nesta situação. “Atletas como eu ou o João treinamos uma vida e quando nos é concedida a oportunidade de atuar juntos nos Jogos Olímpicos, numa espécie de recompensa pelo nosso trabalho, eis que a Federação se esquece de inscrever-nos. É simplesmente inaceitável”.

O Bola Amarela falou com o presidente da Federação, Vasco Costa, que confirmou o sucedido, garantindo que este foi um erro transversal a várias Federações. “Foi um erro de várias Federações em relação à data em que era para inscrever os jogadores. O João e o Gastão estão inscritos como ‘alternates’ mas estou com esperanças de que vão entrar.”

Vasco Costa lembra que mesmo que a dupla portuguesa tivesse sido inscrita a tempo, Sousa e Elias não conseguiriam entrar diretamente, porque a última dupla a entrar tinha um somatório de ranking inferior (88) ao dos portugueses (118). “Há um ou dois pares que entraram com ranking protegido, como o da Croácia. João e Gastão eram 118. João era 30.º e Gastão 118.º. Mas eles estão muito próximos de entrar”.

Consulte a lista completa de jogadores apurados para os Jogos Olímpicos.