Eduardo Ribeiro não resiste ao cabeça de chave 1 e cai nas semis do Challenger de Florianópolis
O brasileiro Eduardo Ribeiro (389º da ATP), que fez sua melhor semana no circuito na carreira, acabou eliminado nas semifinais do Challenger de Florianópolis neste sábado (22). O gaúcho perdeu por 2 a 0 para o chileno Tomás Barrios Vera, cabeça de chave 1 e número 149 do mundo, com parciais de 6-3 e 6-4, em 1h47. Este foi o segundo confronto entre os dois, e a segunda vitória de Barrios Vera.
Ribeiro esteve sob pressão no serviço em praticamente toda a partida, enfrentando no total 15 break points e perdendo o serviço quatro vezes. Barrios Vera abriu 5-0 no primeiro set e desperdiçou quatro set points depois disso, permitindo uma reação do brasileiro. Servindo para a parcial em 5-3, porém, o chileno fechou a porta e fez 1 a 0.
Na segunda parcial, Ribeiro venceu oito dos dez primeiros pontos e abriu 2-0, mas cedeu a quebra logo na sequência. Após confirmações de serviço seguidas, apesar de alguns break points cedidos, o brasileiro acabou perdendo o saque no nono game, o mais longo da partida, onde chegou a ter três game points. Barrios Vera confirmou o saque na sequência e fechou a partida.
Barrios Vera vai disputar sua oitava final em nível Challenger na carreira, a terceira em 2023. Ele aguarda na decisão o vencedor do confronto entre seu compatriota Alejandro Tabilo e o libanês Benjamin Hassan.
Já Ribeiro, apesar da eliminação, sai com motivos para comemorar. Com a campanha em Floripa, ele vai assumir sua melhor posição da carreira no ranking mundial, por volta do 335º lugar.