Djokovic vai sair do top 3 quase dois anos depois e tem ATP Finals em risco

Djokovic vai sair do top 3 quase dois anos depois e tem ATP Finals em risco

Por José Morgado - agosto 31, 2024
djokovic-usopennn-out

Novak Djokovic foi eliminado na terceira rodada do US Open e com isso perdeu quase 2000 pontos no ranking mundial, que o afastam totalmente dos lugares do topo. O recordista de semanas na liderança do ranking da ATP vai cair do seu atual segundo posto para quarto na melhor das hipóteses, sendo muito possível que caia mesmo para quinto, dependendo do resultado do russo Daniil Medvedev na competição.

Djokovic, que por agora é quarto do ‘Live Ranking’, será seguramente ultrapassado por Carlos Alcaraz e Alexander Zverev. Estes dois lutam pela segunda posição do ranking no US Open, mas Zverev depende só dele, uma vez que Alcaraz foi eliminado. Desde o início de 2023, há quase dois anos, que Djokovic não saía no top 3 mundial. Uma marca (mais uma) impressionante!

MAS O QUE É ISTO? Djokovic também está fora do US Open na 3.ª ronda

No que diz respeito à classificação para o ATP Finals o caso está um pouco mais complicado.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com