Com vitória na estreia em Roma, Djokovic alcança mais uma marca inédita na história

Com vitória na estreia em Roma, Djokovic alcança mais uma marca inédita na história

Por José Morgado - maio 13, 2023
djokovic roma
Divulgação/Internazionali BNL d’Italia

Novak Djokovic é um dos melhores jogadores de todos os tempos, com recordes para todos os gostos, e, nesta sexta-feira (12), depois de vencer o seu primeiro duelo da semana no Masters 1000 de Roma, confirmou outro recorde impressionante que ajuda a explicar o seu legado.

O sérvio de 35 anos chegou à sua 260ª vitória da carreira em saibro em 325 jogos disputados, o que totaliza 80% de vitórias nesta superfície. Ele é agora o único jogador da história com uma porcentagem de vitórias na casa dos 80% nas três superfícies distintas.

Grama: 85,8%

Piso rápido: 84,6%

Saibro: 80%

Interessante analisar, por exemplo, os números de Roger Federer e Rafael Nadal. O suíço tem uma marca um pouco abaixo dos 80% no saibro, enquanto Nadal consegue superar este aproveitamento somente na terra batida.

Aproveitamento de Federer por superfície

Grama: 86,9%

Piso rápido: 83,5%

Saibro: 76,1%

Aproveitamento  de Nadal por superfície

Grama: 79,2%

Piso rápido: 77,6%

Saibro: 91,3%

Leia também:

Quadras vazias surpreendem e chamam atenção no torneio de Roma
[VÍDEO] As imagens preocupantes de Nadal no fim de um treino
Swiatek minimiza duplo 6-0 e 6-0: “Não tem qualquer influência para mim”

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt