Dez factos indispensáveis: Serena VS Venus
É o duelo de que todos estavam à espera quando saiu o sorteio e agora é uma realidade – duas das maiores estrelas da modalidade, as irmãs Williams, vão defrontar-se nos quartos-de-final. Pode ser épico e, por isso, preparemo-nos para o vigésimo sétimo capítulo desta rivalidade épica com 10 factos obrigatórios, trazidos e analisados pelo site oficial da WTA:
- Serena lidera não só o confronto direto a nível absoluto (15-11), como também lidera o confronto direto nos Grand Slams (8-5), tendo vencido os três últimos confrontos em Majors – US Open 2008, Wimbledon 2009 e Wimbledon 2015.
- Quanto mais cedo no torneio, melhor para Venus. Em semi-finais e finais, Serena lidera por 12-6. Mas estes serão uns quartos-de-final e nessa fase da prova ou em rondas anteriores, Venus lidera o frente-a-frente por 5-3.
- Estão empatadas 2-2 no US Open. Há um empate neste torneio. Venus venceu na final de 2001, Serena venceu na final de 2002, Venus venceu nos oitavos-de-final de em 2005 e Serena derrotou a mais velha nos quartos-de-final da edição de 2008.
- Serena só perdeu dois jogos em 2015.A mais jovem das irmãs chega a este encontro com um impressionante registo de 52-2 em 2015. Perdeu contra Kvitova nas meias de Madrid e contra a promissora Belinda Bencic nas meias de Toronto.
- Venus bateu Bencic na caminhada para este encontro. Toda a gente estava a falar de um potencial embate Serena–Bencic, mas Venus negou essa hipótese.
- Serena venceu o último encontro entre ambas. Venus venceu o último duelo em hardcourt. Da últimas vez que jogaram uma contra a outra, Serena prevaleceu em Wimbledon. O último confronto em hardcourt sorriu a Venus em Montreal em 2014.
- O confronto direto poderia registar um 13-12 em vez do 15-11 que se verifica.Venus teve matchpoints em duas das vitórias de Serena: nas meias de Bengalore e nas WTA Finals de 2009.
- Só outro par de jogadoras jogou mais vezes uma contra a outra em Grand Slams do que as irmãs Williams. Este será o 14º encontro entre as duas americanas. Só Chris Evert e Martina Navratilova se defrontaram em mais ocasiões: 22 vezes!
- Quem ganhar será uma grande favorita nas meias-finais. No outro encontro dos quartos-de-final deste lado do quadro estarão duas jogadores que não são cabeças-de-série – Roberta Vinci e Kristina Mladenovic, que nunca alcançaram uma meia-final de um Grand Slam. Além disso, Vinci perdeu os sete encontros que jogou contra as irmãs, enquanto Mladenovic nunca jogou contra nenhuma delas.
- Serena está a três vitórias de fazer história. Poderá Venus pará-la? Será um encontro de gigantes mas não nos podemos esquecer que Serena está a três triunfos da história – não só seria o primeiro Calendar Year Grand Slam (vencer os quatro torneios do Grand Slam no mesmo ano) desde Steffi Graf em 1988 como também o 22º título do grand slam para a mais nova das Williams, que a poria a par do recorde de títulos da campeoníssima alemã. Porém, ninguém ganhou mais vezes a Serena do que Venus…