Bia Haddad sai atrás, mas supera estreia dura em Wimbledon 2023
Como previsto, a estreia de Bia Haddad em Wimbledon 2023 não foi fácil, mas a brasileira derrotou a cazaque Yulia Putintseva (56ª) de virada e está na segunda rodada do Slam britânico. A número 13 do mundo anotou 3-6, 6-0 e 6-4, em 2h11. Este foi o segundo confronto entre as duas, e a segunda vitória da ex-top 10 por 2 sets a 1.
Na primeira parcial, que foi paralisada pela chuva duas vezes, Putintseva começou com uma quebra, que acabou sendo decisiva. Bia Haddad melhorou seu nível no saque desde então e não foi mais ameaçada, mas a cazaque errou pouco e administrou a vantagem para fazer 6-3.
O segundo set, porém, foi totalmente diferente. Bia Haddad melhorou ainda mais seu nível no serviço – colocou 94% do primeiro saque em quadra e venceu 82% dos pontos nesta situação -, enquanto o de Putintseva despencou. A brasileira venceu 87% dos pontos na devolução do segundo serviço e, cada vez mais irritada, a cazaque perdeu a concentração. A brasileira fechou o set com 15 a 3 em winners, seis a oito em erros não-forçados, e anotou 6-0, em pouco mais de meia hora.
Bia Haddad parecia em controle do terceiro set após abrir 4-1 e teve dois break points para abrir duas quebras de vantagem, mas Putintseva buscou forças para reagir e venceu três games seguidos para igualar a parcial. A brasileira, porém, voltou a confirmar o serviço e, sacando para se manter no jogo em 4-5, a cazaque foi muito conservadora e acabou quebrada.
Na segunda rodada, Bia Haddad encara a romena Jaqueline Cristian (133ª da WTA), que superou Lucia Bronzetti (47ª), finalista em Bad Homburg na semana passada.