Bia Haddad não resiste à Bencic e cai nas semis em Abu Dhabi

Bia Haddad não resiste à Bencic e cai nas semis em Abu Dhabi

Por Bruno da Silva - fevereiro 11, 2023
haddad maia bencic abu dhabi
Jorge Ferrari/WTA

Vindo de três duras partidas de três sets, a brasileira Beatriz Haddad Maia (14ª da WTA) caiu para Belinda Bencic (9ª) nas semifinais do WTA 500 de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. A cabeça de chave 2, que ainda não perdeu sets no torneio, anotou 6-2 e 6-3, em 1h33, neste sábado (11). Este foi o terceiro confronto entre as duas, e a segunda vitória da suíça.

Bencic fez uma atuação sublime no primeiro set. A suíça teve 12 a 9 em winners e só cometeu cinco erros não-forçados, sete a menos do que Bia Haddad. A campeã olímpica ainda se manteve muito firme no serviço, com cinco pontos perdidos no primeiro saque e somente um no segundo, com um break point enfrentado e salvo. A brasileira tentou sustentar nos ralis, mas não teve consistência suficiente. Ela foi quebrada no quinto game e depois no sétimo, onde teve, no total, seis game points. Com autoridade, a cabeça de chave 2 venceu cinco games consecutivos para fechar a parcial em 6-2, após 44 minutos.

No início do segundo set, Bencic, que atacou bastante o backhand da rival, manteve o embalo, abriu 2-0 e chegou a ter dois break points no terceiro game, mas Bia Haddad se estabilizou no jogo. O problema para a brasileira foi que o nível do saque da suíça se manteve e ela não conseguiu oportunizar nenhuma chance de quebra.

Em toda a partida, a atual campeã olímpica venceu 74% dos pontos com o primeiro serviço e 76% com o segundo, enquanto Bia teve 55% e 40% de aproveitamento, respectivamente. As duas trocaram confirmações de saque até que Bencic conseguir outra quebra no nono game, convertendo o segundo match point e anotando 6-3, após 49 minutos.

A decisão

Na final, que acontece neste domingo (11), com horário a ser anunciado, Bencic encara a vencedora do confronto entre a chinesa Qinwen Zheng (29ª da WTA) e Liudmila Samsonova (19ª). A suíça jogará sua 17ª final da carreira, a segunda em 2023, em busca do oitavo título. Por outro lado, Bia Haddad, que, ao menos, garantiu a ascensão ao melhor ranking de sua carreira na próxima semana, se prepara para o WTA 500 de Doha, que começa na segunda-feira (13).

Iniciei minha carreira no Jornalismo em 2013, ainda como estudante, como redator no portal VAVEL Brasil. Completei minha graduação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2017. No ano seguinte, assumi a posição de editor-chefe da VAVEL. Desde 2019, sou repórter do jornal O Município, em Brusque, segundo maior portal de notícias em audiência no estado. Trabalho principalmente na cobertura de política, mas também em geral, esportes, entre outras editorias. Em pouco mais de três anos atuando no jornal O Município, fui reconhecido por três prêmios de jornalismo estaduais. Em 2022, conquistei o prêmio Sebrae e o Fiesc, que é considerado o mais importante do estado de Santa Catarina. Em 2021, venci o primeiro lugar regional e o segundo estadual no prêmio Fapesc de Jornalismo em CTI – Ciência, Tecnologia e Inovação. Desde o início de 2023, assumi como editor da versão brasileira do portal Bola Amarela, referência na cobertura de tênis em Portugal e no Brasil.