As contas da luta pelo número 1 entre Alcaraz e Djokovic em Cincinnati

As contas da luta pelo número 1 entre Alcaraz e Djokovic em Cincinnati

Por Pedro Gonçalo Pinto - agosto 13, 2023
djokovic-alcaraz

Mais uma semana e mais uma luta pela liderança do ranking da ATP vem aí. Carlos Alcaraz Novak Djokovic chegam ao Masters 1000 de Cincinnati com o número 1 em disputa, sendo que o espanhol parte em vantagem para se manter na frente.

Se retirarmos os pontos que Alcaraz defende da sua participação em Cincinnati na temporada passada (180 relativos às quartas de final), então 420 separam os dois. Tendo isso em conta, Alcaraz garante automaticamente que continua como número 1 do mundo se chegar à final, mesmo que a perca para Djokovic. Nesse cenário, o espanhol ficaria com apenas 20 pontos de vantagem.

Leia também:

Pegula resiste a montanha russa com 19 breaks e bate Swiatek rumo à final de Montreal
Alcaraz acredita que derrota para Paul pode o ajudar a brilhar no US Open
Chuva adia semifinal de Montreal para domingo, e Pegula espera descansada

Por outro lado, Djokovic é obrigado a chegar à final para ter chances de retomar a liderança do ranking. Caso seja eliminado antes, o posto será mantido por Alcaraz. Para que a final seja suficiente para Nole subir à liderança, será necessário Alcaraz perder as quartas. Para o título valer o primeiro posto do ranking, então o espanhol teria de ficar pelo caminho antes das semis.

ALCARAZ CONTINUA EM PRIMEIRO SE…

  • — Chegar à final;
  • — Djokovic não chegar à final;
  • — Chegar às semifinais e Djokovic perder na final.

DJOKOVIC SOBE PARA PRIMEIRO SE…

  • — Vencer o título e Alcaraz não chegar à final;
  • — Chegar à final e Alcaraz não alcançar as semifinais.
O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt