Andreescu desilude, Krejcikova e Keys dão nas vistas no Australian Open

Andreescu desilude, Krejcikova e Keys dão nas vistas no Australian Open

Por Pedro Gonçalo Pinto - janeiro 18, 2023

O mundo do ténis tinha os olhos postos num potencial duelo entre Iga Swiatek Bianca Andreescu na terceira ronda do Australian Open, mas a canadiana não fez a sua parte. É que a espanhola Cristina Bucsa, número 100 do Mundo que não tem patrocínios nem redes sociais, tinha outros planos e alcançou uma grande vitória para marcar duelo com a líder do ranking WTA.

Bucsa surpreendeu com os parciais 2-6, 7-6(7) e 6-4, sendo que salvou mesmo um match point no tie-break da segunda partida. A espanhola nunca virou a cara à luta e acabou mesmo por derrotar a antiga campeã do US Open, que sai desapontada com mais uma prestação curta num grande torneio, mesmo quando estava a parecer finalmente de volta à boa forma.

Por falar em antigas campeãs do Grand Slam, Barbora Krejcikova mostrou-se em grande forma novamente, carimbando o passaporte rumo à terceira ronda. A checa tem apenas nove jogos perdidos no total, isto depois de ter dominado Clara Burel, por 6-4 e 6-1. Segue-se Anhelina Kalinina.

Também Jelena Ostapenko, antiga vencedora de um Major, seguiu em frente, mas com bastante mais drama. A letã, número 17 do Mundo, só conseguiu descolar de Ana Bondar no terceiro set, fechando com os parciais 7-6(5), 5-7 e 6-0. Já Madison Keys (13.ª) e Sloane Stephens (36.ª) tiveram sortes completamente diferentes. A primeira dominou Xinyu Wang, por 6-3 e 6-2, enquanto a segunda voltou a desapontar, agora frente a Anastasia Potapova, por 7-6(2) e 6-4.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt