This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Épico! Tsitsipas alcança reviravolta sensacional frente a Nadal rumo às ‘meias’
Vai ficar cravado na história! Stefanos Tsitsipas venceu uma batalha titânica com Rafael Nadal e garantiu um lugar nas meias-finais do Australian Open. O número 2 ATP elevou o seu ténis para um nível estratosférico durante os dois primeiros parciais e não deu hipóteses, mas o grego lutou e tornou-se apenas no terceiro jogador da história a vencer depois de ter uma desvantagem de dois sets a zero diante do maiorquino. Se olharmos só para torneios do Grand Slam, Nadal tinha 223 vitórias e uma única derrota – com Fabio Fognini no US Open em 2015 – desta forma, mas o grego produziu ténis absolutamente sensacional para marcar um teste de fogo com Daniil Medvedev nas meias-finais.
Os números espelham bem o que aconteceu ao longo de 4h08. 6-3, 6-2, 6-7(4), 4-6 e 7-5 foram os parciais de um histórico triunfo de Tsitsipas (6.º), que parecia completamente fora da discussão quando o espanhol disparou para o 6-3 e 6-2 de forma implacável. Stefanos tentava de tudo um pouco, mas uma prestação quase perfeita no serviço e potência na linha de fundo por parte do maiorquino pareciam deixar o encontro resolvido.
These knife skills from @steftsitsipas are so good, even @GordonRamsay can’t help but smile. 😁#AusOpen pic.twitter.com/fgOcBXL29E
— TENNIS (@Tennis) February 17, 2021
Foi com naturalidade que Nadal construiu essa vantagem, mas o helénico de 22 anos transfigurou-se a partir do terceiro set. Tsitsipas forçou o tie-break a servir muito bem e a limitar os seus erros, aproveitando dois smashes falhados de Rafa para fechar com 7-4. O encontro ficou, de repente, em aberto e espectacular, até porque Stefanos começou a quarta partida a ter o seu primeiro ponto de break em todo o encontro. Nadal salvou-o, ironicamente, com um smash, e ainda negou mais dois a 2-2. Mas o grego pressionou tanto que conseguiu o break a 5-4 e forçou a quinta partida de forma sensacional.
Na hora de todas as decisões, o nível disparou. Os dois produziram trocas de bola eletrizantes e nada os separava, até que Tsitsipas viu-se com 0-40 na sua mão com Rafa a servir a 5-5. O grego aproveitou e fechou logo de seguida, mesmo tendo enfrentado o 0-30 e de Nadal salvar dois match points e ainda ter um ponto de break. Fechou de forma espectacular com uma esquerda ao longo da linha. Assim, Tsitsipas está nas meias-finais de um Grand Slam pela terceira vez, depois do Australian Open de 2019 e de Roland Garros de 2020. Agora, procura a primeira final.
Nadal Won 4 Lost 2 in 5 setters where he has won the first 2 sets
2019 US Open
W Medvedev2015 US Open
L Fognini2008 Wimbledon
W Federer 9-7 in 5th2007 Wimbledon
W Soderling2005 Miami
L Federer2004 US Open
W Heuberger #ausopen— Chris Goldsmith (@TheTennisTalker) February 17, 2021
- Categorias:
- Australian Open
- Grand Slams