Épico! Tsitsipas alcança reviravolta sensacional frente a Nadal rumo às 'meias'

Épico! Tsitsipas alcança reviravolta sensacional frente a Nadal rumo às ‘meias’

Por Bola Amarela - fevereiro 17, 2021

Vai ficar cravado na história! Stefanos Tsitsipas venceu uma batalha titânica com Rafael Nadal e garantiu um lugar nas meias-finais do Australian Open. O número 2 ATP elevou o seu ténis para um nível estratosférico durante os dois primeiros parciais e não deu hipóteses, mas o grego lutou e tornou-se apenas no terceiro jogador da história a vencer depois de ter uma desvantagem de dois sets a zero diante do maiorquino. Se olharmos só para torneios do Grand Slam, Nadal tinha 223 vitórias e uma única derrota – com Fabio Fognini no US Open em 2015 – desta forma, mas o grego produziu ténis absolutamente sensacional para marcar um teste de fogo com Daniil Medvedev nas meias-finais.

Os números espelham bem o que aconteceu ao longo de 4h08. 6-3, 6-2, 6-7(4), 4-6 e 7-5 foram os parciais de um histórico triunfo de Tsitsipas (6.º), que parecia completamente fora da discussão quando o espanhol disparou para o 6-3 e 6-2 de forma implacável. Stefanos tentava de tudo um pouco, mas uma prestação quase perfeita no serviço e potência na linha de fundo por parte do maiorquino pareciam deixar o encontro resolvido.


Foi com naturalidade que Nadal construiu essa vantagem, mas o helénico de 22 anos transfigurou-se a partir do terceiro set. Tsitsipas forçou o tie-break a servir muito bem e a limitar os seus erros, aproveitando dois smashes falhados de Rafa para fechar com 7-4. O encontro ficou, de repente, em aberto e espectacular, até porque Stefanos começou a quarta partida a ter o seu primeiro ponto de break em todo o encontro. Nadal salvou-o, ironicamente, com um smash, e ainda negou mais dois a 2-2. Mas o grego pressionou tanto que conseguiu o break a 5-4 e forçou a quinta partida de forma sensacional.

Na hora de todas as decisões, o nível disparou. Os dois produziram trocas de bola eletrizantes e nada os separava, até que Tsitsipas viu-se com 0-40 na sua mão com Rafa a servir a 5-5. O grego aproveitou e fechou logo de seguida, mesmo tendo enfrentado o 0-30 e de Nadal salvar dois match points e ainda ter um ponto de break. Fechou de forma espectacular com uma esquerda ao longo da linha. Assim, Tsitsipas está nas meias-finais de um Grand Slam pela terceira vez, depois do Australian Open de 2019 e de Roland Garros de 2020. Agora, procura a primeira final.