Alcaraz deixa escapar um set, mas avança rumo às oitavas do US Open
Carlos Alcaraz manteve a defesa do título no US Open bem viva, ao superar mais um obstáculo para chegar à segunda semana do Grand Slam nova-iorquino. O número 1 do mundo até permitiu que um set escapasse pela primeira vez nesta edição de 2023, mas não deixou que isso o afetasse e deixou bem evidentes as diferenças diante de Daniel Evans (28º).
O britânico tentou, mas Carlitos carimbou o passaporte para as oitavas de final em Flushing Meadows com parciais de 6-2, 6-3, 4-6 e 6-3, em pouco mais de três horas. Evans elevou o nível no segundo set e aproveitou alguma ineficácia do jovem espanhol para entrar na disputa, mas a resposta de Alcaraz foi implacável no quarto set, evitando a imprevisibilidade de uma quinta partida.
No total, Alcaraz fechou o encontro com impressionantes 60 winners em comparação com apenas 23 erros não forçados, demonstrando um aproveitamento muito grande do seu estilo de jogo agressivo, o que tornou difícil para Evans sonhar com uma surpresa mais realista. As margens até poderiam ter sido maiores, já que Carlitos ‘apenas’ converteu seis dos 17 break points criados, com o britânico conseguindo manter algum equilíbrio no encontro nessas ocasiões.
Agora, o espanhol, que vai perder a liderança do ranking ATP para Novak Djokovic aconteça o que acontecer em Nova Iorque, está se preparando para um confronto da nova geração contra Matteo Arnaldi (61º), que faz sua estreia nesta fase de um Major. Será a primeira vez que esses dois jovens talentos se enfrentarão em uma partida valendo uma vaga nas quartas de final do US Open.