Sinner pode ameaçar o segundo lugar de Alcaraz no ranking nas próximas semanas

Sinner pode ameaçar o segundo lugar de Alcaraz no ranking nas próximas semanas

Por Pedro Gonçalo Pinto - fevereiro 18, 2024
2PJAW8G Miami Gardens FL, USA. 31st Mar, 2023. Carlos Alcaraz Vs Jannik Sinner during the Mens Semi Finals at the 2023 Miami Open held at at Hard Rock Stadium on March 31, 2023 in Miami Gardens, Florida. Credit: Mpi04/Media Punch/Alamy Live News

Jannik Sinner começou 2024 voando e ainda não conhece a derrota, ao conquistar o Australian Open e o ATP 500 de Roterdã. Em contrapartida, Carlos Alcaraz parece ainda não ter engrenado verdadeiramente e desapontou tanto em Melbourne, onde perdeu nas quartas de final, como no ATP 250 de Buenos Aires, sendo derrotado por Nicolas Jarry nas semifinais, sendo o atual campeão em título.

Agora, há implicações claras para os dois em termos de ranking. Por um lado, Sinner vai estrear-se no terceiro lugar da hierarquia mundial masculina. Por outro, Alcaraz vê tornar-se mais difícil o objetivo de tirar Novak Djokovic do topo e tem que se preocupar, isso sim, com a ameaça do rival italiano nas próximas semanas. A diferença vai passar a ser de 835 pontos e os próximos torneios trazem maior peso para o espanhol.

Leia também:

– Bia Haddad desperdiça grande vantagem e cai na estreia do WTA 1000 de Dubai
– Pucinelli bate top 100 e avança no quali do Rio Open
– Felipe Meligeni vence e avança no quali do Rio Open

Basta ver que Alcaraz defende já o vice no Rio de Janeiro (300 pontos), bem como o troféu em Indian Wells (1000) e as semifinais de Miami (360). No total são 1.660 pontos que tem para defender, ao passo que Sinner tem exatamente menos 900 a subtrair do seu total. São 960 que se distribuem pelas semifinais de Indian Wells (360) e pela final de Miami (600). Será que vai haver troca no pódio em breve?

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt