Gasquet surpreende e lança... um livro com prefácio de Nadal

Gasquet surpreende e lança… um livro com prefácio de Nadal

Por Pedro Gonçalo Pinto - maio 18, 2022
Foto: Millennium Estoril Open

Ora aí está uma notícia que não esperávamos dar. Richard Gasquet lançou… um livro! O francês, atual número 75 do ranking ATP que conta com 15 títulos na carreira e chegou a ser top 10, decidiu enveredar por um um talento diferente e publicou um livro intitulado em francês ‘À Revers Et Contres Tout’.

A ideia principal do título é ir contra todas as probabilidades mas a palavra ‘revers’ transporta também um sentido relacionado com a esquerda, pancada de assinatura do gaulês de 35 anos. O que torna o livro ainda mais especial é o facto de o prefácio ser da autoria de nada mais, nada menos do que Rafael Nadal.

“É a minha arma secreta, a minha marca registada, a assinatura de artista: uma esquerda clássica, de uma mão, com um perfume de romantismo concedido ao longo de uma jornada às vezes sinuosa e atormentada. O meu ‘backhand’, como insistem os meus amigos ingleses que, em Wimbledon, sempre me deram uma receção especial por causa desse gesto que domino desde a infância. É graças a ele que consegui um lugar para mim ao sol. Graças a ele eu ganhei uma reputação. Essa observação pode ser exagerada, pode ser redutora, mas também corresponde à verdade estrita”, lê-se no lançamento do livro.

O livro foi publicado esta quarta-feira e está à venda por 20 euros.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt