O pódio do dinheiro: que membro do Big Three já ganhou mais em prize money?

O pódio do dinheiro: que membro do Big Three já ganhou mais em prize money?

Por Pedro Gonçalo Pinto - fevereiro 8, 2022
djokovic-federer-nadal

O Mundo do ténis vive de estatísticas, ainda para mais quando falamos dos diversos feitos que o Big Three tem eternizado ao longo dos últimos largos anos. Por isso mesmo… e o dinheiro? Com tudo aquilo que Novak Djokovic, Roger Federer Rafael Nadal já conquistaram, há sempre a curiosidade para perceber quanto é que estas três carreiras lendárias já renderam só pelo que fizeram dentro de court.

Pois bem, no topo da lista de prize money está Djokovic, tal como na liderança do ranking ATP atual. O sérvio já amealhou uns impressionantes 154.756.726 dólares, isto mesmo que esteja empatado com Federer no número de títulos do Grand Slam e até tenha menos troféus (86) do que os rivais: Nadal conta com 90 e Federer com 103.

É precisamente o helvético que surge na segunda posição, com ganhos de 130.594.339 dólares, tudo valores que apenas contemplam prize money e não contabilizam, por exemplo, todos os valores publicitários que têm arrecadado ao longo da carreira. Já Nadal ocupa, então, o lugar mais baixo do pódio mas com uma forte aproximação ao suíço depois de conquistar o Australian Open. Rafa subiu a conta bancária em relação ao ténis para 127.121.385 dólares.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt