Fognini: «Nadal e Djokovic não fiquem chateados mas se comprar um bilhete é para ver Federer»

Fognini: «Nadal e Djokovic não fiquem chateados mas se comprar um bilhete é para ver Federer»

Por Pedro Gonçalo Pinto - fevereiro 5, 2022

Quem melhor do que tenistas que andam na alta roda há muitos anos para analisar o momento atual do ténis? Fabio Fognini chegou-se à frente para comentar o título de Rafael Nadal no Australian Open, mas também foi questionado sobre as suas preferências em relação ao Big Three e as respostas do sempre carismático italiano foram curiosas. É que há mesmo um preferido!

“Eles são um fenómeno irrepetível na história do ténis. Nadal e Djokovic não fiquem chateados comigo, mas eu nasci e continuo um Federiano. Se comprar um bilhete é para ver Federer”, afirmou à Gazzetta dello Sport.

No entanto, Fognini, atual número 31 do ranking ATP, mostrou-se rendido ao que Nadal fez na Austrália. “Mentalmente ele é de outro planeta. Depois de tudo o que passou, o que ele fez deixa-te sem palavras e não se pode fazer nada se não admirar. Ele nunca desiste, tens mesmo de o atirar ao chão. Consome-te fisicamente e mentalmente. Fico orgulhoso por tê-lo derrotado em Monte Carlo! Apenas Djokovic e Federe conseguiram travar a sua fúria competitiva”, analisou.

Por outro lado, Fognini garantiu que Djokovic vai querer voltar com tudo depois de ser deportado da Austrália e impedido de disputar o Australian Open. “Eu conheço-o e penso que ele tem o sangue a ferver nas veias. Por um lado, deve estar quase feliz porque são estes os desafios que o motivam. Deve ter pensado ‘Boa, ganhaste, vemo-nos em Paris’. Djokovic é muito competitivo e mostrou isso ao longo dos anos. Mas se o Rafa quiser, pode ganhar em Paris e chegar aos 22”, rematou.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt