João Sousa entra no ATP de Belgrado com excelente vitória sobre jovem americano

João Sousa entra no ATP de Belgrado com excelente vitória sobre jovem americano

Por José Morgado - abril 18, 2021
João-Sousa
Tennis – Wimbledon – All England Lawn Tennis and Croquet Club, London, Britain – July 6, 2019 Portugal’s Joao Sousa reacts during his third round match against Britain’s Dan Evans REUTERS/Toby Melville – RC1A1C7BD140

João Sousa, número um nacional e 106.º colocado do ranking ATP, continua a dar boas indicações de que a boa forma está aos poucos a regressar e este domingo entrou com uma vitória interessante na fase de qualificação do ATP 250 de Belgrado, evento que regressa este ano ao calendário e que tem em Novak Djokovic a grande estrela.

O vimaranense de 32 anos, que nas últimas semanas tem voltado a vencer encontros e a jogar a um nível mais parecido com aquele que faz dele o melhor tenista português de sempre, derrotou facilmente na primeira ronda do qualifying em Belgrado o jovem norte-americano Brandon Nakashima, de 19 anos e já top 150 mundial (142.º ATP), por 6-4 e 6-2, num encontro resolvido em 1h19, no qual venceu os últimos seis jogos.

Sousa lidou melhor com as condições pesadas — a chuva adiou o início do encontro em mais de quatro horas — e mostrou que Belgrado pode ser uma nova oportunidade para voltar aos grandes resultados no circuito ATP. Na segunda-feira, João vai defrontar o francês Arthur Rinderknech, 129.º ATP, que vive o melhor momento da sua carreira nestes primeiros meses de 2021.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com