Duarte Vale bate campeão nacional de sub-16 no seu primeiro encontro na Figueira

Duarte Vale bate campeão nacional de sub-16 no seu primeiro encontro na Figueira

Por José Morgado - julho 8, 2020
duarte-vale7
FOTO FPT

Duarte Vale, de 21 anos, continua em excelente plano no regresso do ténis ao nosso país. O jovem de Cascais, que viu a sua temporada na NCAA ao serviço da University of Florida ter sido interrompido mais cedo pela pandemia, está a aproveitar da melhor forma as férias de verão no nosso país e, depois de ter sido campeão no Open de Oeiras e semifinalista na etapa de Lisboa do circuito sénior da FPT, entrou esta quarta-feira com uma vitória na fase de grupos da etapa da Figueira da Foz.

O antigo número 14 mundial de juniores, finalista de pares do Australian Open em 2017, derrotou na primeira jornada do Grupo 4 o qualifier Henrique Rocha, jovem da Maia que em 2019 foi campeão nacional de sub-16 com apenas 15 anos, depois de em 2018 ter vencido a mesma prova, mas em sub-14. Rocha deu boa conta de si e bateu-se a bom nível durante um set e meio, mas Vale levou a melhorar por 6-4 e 6-1, aproximando-se da qualificação para as meias-finais, naquela que foi a sua 11.ª vitória em 12 encontros nas últimas quatro semanas.

O outro membro deste grupo é Tiago Cação, quarto cabeça-de-série, que entra em prova somente na quinta-feira, diante de Rocha.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt