This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Portugal 1-0 Áustria: João Sousa incendeia Guimarães
João Sousa entrou desinibido e o muito público presente no Pavilhão do Vitória Sport Clube, Guimarães, seguiu-lhe as passadas. O resultado não podia ser outro: um triunfo a abrir o confronto diante de Áustria, fortemente marcado pela raça nacional e devidamente pintado com as cores nacionais.
Envolto num ambiente absolutamente frenético, o vimaranense brindou o seu público com um ténis de excelência e, de caminho, derrotou Gerald Melzer pelos parciais de 6-1, 7-5 e 6-2, dando o primeiro ponto à seleção nacional na primeira ronda do Grupo I da Zona Europa/África da Taça Davis.
Com a confiança própria de quem conhece bem o território que está a pisar, o atual 37.º mundial conquistou um jogo em branco logo de entrada e, dai para a frente, só deu Sousa. Esteve irrepreensível no capítulo do serviço e quando precisou de travar o saque do adversário demonstrou o mesmo nível de competência, fechando tranquilamente o parcial inaugural.
O segundo set começou mais equilibrado, com Melzer a chegar à quebra no quarto jogo, mas o português de 26 anos puxou do seu melhor ténis quando o espaço de manobra apertava e devolveu o break no sétimo jogo (4-5). Um lob que levou o público ao delírio, deixou o pupilo de Frederico Marques com um set point, que não tardou a ser concretizado.
Sem baixar o ritmo, Sousa entra no terceiro set a exibir o mesmo ténis espetáculo do final da partida anterior, para conquistar o duplo break. Ainda foi testado pelo 116.º do ranking mundial na reta final do parcial, precisando de salvar dois pontos de break a 5-2, mas meteu um travão definitivo nas aspirações do número dois austríaco com uma bem-sucedida subida à rede.
Gastão Elias é o homem que se segue. O número dois nacional defronta o jogador do momento, Dominic Thiem, 14.º da classificação, no segundo singular do primeiro dia daquela que é a primeira eliminatória jogada na cidade berço. “Vamos todos apoiar o Gastão para que possamos vencer este segundo encontro”, pediu o numero um português antes de abandonar o court.
Fotos: Octávio Passos
- Categorias:
- Não categorizado