Poderá o Masters de Roma tornar-se um Masters 1500?

Poderá o Masters de Roma tornar-se um Masters 1500?

Por admin - maio 17, 2017

Está para breve uma reformulação nos quadros dos torneios ATP e algumas hipóteses começam a ganhar lugar. Muito já se falou da subida de categoria de provas como a de Indian Wells ou Shanghai, e agora surge o nome de Roma. O objetivo seria de criar uma categoria intermédia entre os torneios Masters 1000 e os Grand Slam, uma espécie de Masters 1500 ou até Masters 2000 (pontuação atribuída atualmente aos majors).

O próprio presidente da Federação Italiana de Ténis, Angelo Binaghi admite essa possibilidade, em entrevista ao canal de televisão italiano Rai 1. “Este ano pode ser uma das últimas edições com este formato reduzido. O ATP está finalmente a pensar em criar eventos de categoria superior, mais próxima dos Grand Slam. Seria uma excelente oportunidade para o público ver os melhores tenistas do mundo durante 12 ou 15 dias, em vez dos atuais sete”.

No entanto, para além da questão óbvia de não se saber que decisão o ATP irá tomar em relação à mudança de categoria dos torneios, há ainda a concorrência. Um dos fatores críticos de sucesso poderá ser a existência de um teto retrátil no Court Central, algo que Roma não tem e que um dos seus rivais mais diretos tem (em três courts), nada mais nada menos que o Masters de Madrid.