This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
[ATUALIZADA] LA DÉCIMA. Rafa Nadal ATROPELA Stan Wawrinka e volta aos títulos em Roland Garros
O encontro esperava-se até algo equilibrado, mas Roland Garros está para Rafa Nadal como… nenhum outro torneio está para nenhum outro jogador. Foi com os parciais de 6-2, 6-3 e 6-1 em pouco mais de duas horas que o espanhol assegurou o décimo título em Roland Garros, um feito nunca antes conseguido por nenhum jogador masculino num torneio do Grand Slam, após um encontro em que não deu qualquer hipótese a Stan Wawrinka.
Depois da prestação de Stan Wawrinka perante Andy Murray, esperava-se que o jogador suíço fosse dos únicos que conseguisse dar alguma luta ao esmagador favorito para esta final. No entanto, Rafael Nadal chegou com uma missão e só descansou quando Pascal Maria, que estará em setembro para arbitrar o Portugal x Alemanha na Taça Davis, disse as tão desejadas palavras “game, set and match”, seguidas por um Rafael Nadal estendido no chão e com todo o Court Philippe Chatrier a apoiar um triunfo histórico.
O encontro: 6-2, 6-3 6-1
O momento mais equilibrado de todo o encontro foi mesmo o seu princípio, e antes de Rafa Nadal começar a descolar no marcador. Os quatro primeiros jogos foram conquistados pelos respetivos servidores e, se Wawrinka chegou até a ter um ponto de break a 1-1, já Rafa desperdiçou quatro quando o helvético servia a 1-2. No entanto, a partir daí “só deu Nadal”, já que ao fim 45 minutos o espanhol tinha a primeira partida do seu lado com um total de 10 winners, beneficiado pelos 17 erros não forçados de Wawrinka.
O segundo set começou com um warning por violação de tempo para Rafael Nadal, não estivéssemos nós a falar de um encontro do maiorquino em terra-batida. Mas hoje não havia nada que pudesse afetar Rafa quer a nível mental quer a nível físico, e portanto foi só Wawrinka começar a servir nesta segunda partida para o touro dar ainda mais de si, roubando um precioso jogo de serviço em branco para ficar mais perto, cada vez mais perto, de la décima.
Stan Wawrinka já tem na sua carreira quatro vitórias em encontros à melhor de cinco sets depois de estar a perder por 2-0, mas, convenhamos, o suíço tinha pela frente aquele que é um dos maiores desafios de sempre do ténis moderno. Nadal perdeu apenas um ponto nos dois primeiros jogos da segunda partida e já lhe estava mais do que destinado. Já sem grandes soluções, Stan Wawrinka ainda salvou o primeiro championship point mas já não evitou o segundo, com um vólei que foi parado pela rede naquele que foi o seu 29.º erro não forçado no encontro.
Com este resultado, Nadal vai voltar ao top-2 do mundo pela primeira vez de outubro de 2014 e lidera com uma vantagem ainda maior a Corrida para Londres, evento para o qual já se encontra praticamente qualificado. Já Stanislas Wawrinka vai figurar amanhã na terceira posição do ranking, empurrando Novak Djokovic para fora do “pódio”.
- Categorias:
- Grand Slams
- Roland Garros