WTA Finals se mudam para Riade a partir de 2024 e, pelo menos, durante três anos

WTA Finals se mudam para Riade a partir de 2024 e, pelo menos, durante três anos

Por José Morgado - março 4, 2024
finals 2023
Divulgação/WTA

Está praticamente confirmado: depois de muitas dúvidas, indecisões, avanços e recuos, o WTA Finals deverão mesmo ser disputadas em Riade, capital da Arábia Saudita, a partir de 2024. O contrato com a cidade deverá ser de três anos, até 2026, mas com possibilidade de extensão.

A imprensa polonesa, país da atual número 1 do mundo e campeã em título, Iga Swiatek, reporta que será feito um investimento milionário na competição, ainda que o prize money não seja muito superior nem diferente daquele que foi oferecido às jogadoras que competiram nesse torneio em 2023, quando foi disputada em Cancún, no México.

Leia também:

Thiago Wild passa tranquilo pela estreia do quali em Indian Wells
– Veja o novo top 10 da ATP: uma reentrada e De Minaur descendo apesar do título
– De Minaur vence Ruud e defende com categoria o seu título em Acapulco

A Arábia Saudita tem feito um forte investimento no esporte e o tênis é um dos principais focos. O país organizou as NextGen Finals pela primeira vez em 2023, recebeu Novak Djokovic, Carlos Alcaraz, Aryna Sabalenka e Ons Jabeur para um evento de exibição em dezembro e espera receber alguns dos melhores do mundo ainda este ano para uma competição denominada ‘SIX KINGS SLAM’.

O país, fortemente criticado por violações aos direitos humanos e, em particular, às mulheres, pretende utilizar um dos maiores eventos esportivos no setor feminino para mostrar que pode fazer as coisas de forma diferente, reconhecendo o talento feminino ao mais alto nível…

  • Categorias:
  • WTA
Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt