WTA anuncia revolução para igualar prize money dos torneios masculinos

WTA anuncia revolução para igualar prize money dos torneios masculinos

Por Pedro Gonçalo Pinto - junho 28, 2023

Vêm aí tempos de mudança no tênis feminino. A WTA anunciou alterações em termos de calendário e de estrutura da competição, com o grande objetivo de igualar o prize money dos torneios masculinos, especialmente nos eventos combinados. Para já, é garantindo que as premiações vão ser iguais até 2027 nos torneios mistos. O objetivo é que até 2033 a paridade seja totalmente igualada.

Além disso, estão confirmados que serão dez torneios WTA 1000 a partir de 2024, enquanto a série WTA 500 irá ser ampliada para 17 torneios.

Leia também:

Djokovic tem mais vitórias em Wimbledon do que o resto do top 20 junto
Veja a lista completa e fechada de cabeças de chave para Wimbledon
Swiatek já é a tenista ativa com mais semanas como número 1 do mundo

Ainda há uma série de mudanças em termos de entrada nos torneios, de maneira a garantir que as melhores jogadoras disputem os principais torneios, reduzindo as possibilidades de disputarem a série WTA 250, abrindo espaço para tenistas pior ranqueadas.

Por outro lado, o calendário também muda, com os WTA 1000 a serem agrupados dois a dois. Doha e Dubai em fevereiro, Indian Wells e Miami em março, Roma e Madrid em maio, Canadá e Cincinnati em agosto e Pequim e a localização a definir em outubro, com o WTA Finals em novembro.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt