Wimbledon confirma 'nega' aos russos e bielorrussos e anuncia mais novidades para 2022

Wimbledon confirma ‘nega’ aos russos e bielorrussos e anuncia mais novidades para 2022

Por José Morgado - abril 26, 2022
Wimbledon
LONDON, ENGLAND – JULY 16: A general view of centre court as Roger Federer of Switzerland serves during the Gentlemen’s Singles final against Marin Cilic of Croatia on day thirteen of the Wimbledon Lawn Tennis Championships at the All England Lawn Tennis and Croquet Club at Wimbledon on July 16, 2017 in London, England. (Photo by Julian Finney/Getty Images)

O torneio de Wimbledon, evento tenístico mais antigo do Mundo e terceiro Grand Slam do calendário de 2022, confirmou esta terça-feira em conferência de imprensa a intenção de banir os tenistas russos e bielorrussos do torneio deste ano devido à invasão da Rússia à Ucrânia que continua em andamento.

Wimbledon não só não volta atrás com a sua decisão — criticada por ATP, WTA e muitos jogadores nos últimos dias — como elenca uma série de razões que justificam a decisão.

Para além disso, foram ainda confirmadas uma série de novidades para a edição deste ano, algumas delas já anunciadas nos últimos meses:

— Middle Sunday acaba e os oitavos-de-final passam a jogar-se no domingo e segunda-feira

— Super tie-break até aos 10 pontos nos terceiros sets femininos e quintos masculinos

— Final de pares mistos na quinta-feira

— Entrevistas em court após todos os encontros dos quatro principais estádios

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt