Voloshchuk, Parreira e Teixeira são eliminadas na primeira rodada em Algarve

Voloshchuk, Parreira e Teixeira são eliminadas na primeira rodada em Algarve

Por Bola Amarela - outubro 8, 2024
angelinaa

Angelina Voloshchuk desperdiçou a oportunidade de conseguir a desforra da derrota na última ronda do qualifying e foi eliminada pela mesma adversária na primeira ronda do quadro principal do The Campus Carby VW Ladies Open, onde as compatriotas Matilde Parreira e Maria Beatriz Teixeira seguiram o mesmo caminho com prestações opostas.

Esta é a terceira edição do torneio internacional feminino (em 2024 um ITF W50) organizado pelo The Campus — o complexo multidesportivo que está situado no coração da Quinta do Lago — com o apoio da Federação Portuguesa de Ténis até 13 de outubro.

 Menos de 24 horas depois de perder por 6-3 e 6-4 com a britânica Hephzibah Oluwadare (1296.ª), de apenas 16 anos, na ronda de acesso ao quadro principal, a portuguesa de 17 anos (782.ª), repescada como lucky loser, cedeu por 7-6(7), 1-6 e 6-3 na reedição desta terça-feira.

Leia também:

– Bia Haddad e Luisa Stefani caem na estreia nas duplas em Wuhan
– Zverev resiste a dura batalha e triunfa no oitavo match point em Shanghai
– Djokovic roça a perfeição com exibição dominante e vai às oitavas em Shanghai

Voloshchuk não regressou bem ao court principal do The Campus, mas manteve a calma e, com a lição estudada, procurou a direita de canhota de Oluwadare para tirar a britânica da zona de conforto — a esquerda reta com que desestabiliza sempre que está bem apoiada. Variar o jogo deu frutos, a jovem portuguesa inverteu uma desvantagem de 5-1 e dispôs de dois set points no tie-break (6-4), mas voltou a cometer demasiados erros e deixou fugir o parcial.

O terreno recuperado manteve a jovem portuguesa no encontro e um parcial de sentido único permitiu a Voloshchuk igualar o encontro e lutar pela desforra, levando Oluwadare ao desespero pela falta de soluções sempre que foi impedida de ditar o ritmo com a esquerda. Só que a lucky loser da casa não foi capaz de manter o nível e a concentração, perdeu 10 pontos consecutivos a abrir o terceiro set e quando finalmente voltou a dar réplica à britânica já a adversária construía confortavelmente a vitória.

Angelina Voloshchuk foi a terceira portuguesa a entrar em ação no quadro principal e a única a discutir a passagem à segunda ronda, uma vez que Maria Beatriz Teixeira (6-0 e 6-0 para Justina Mikulskyte, 223.ª WTA e quinta cabeça de série) e Matilde do Canto Parreira (6-0 e 6-0 favoráveis à qualifier Anastasia Grechkina (801.ª) não tiveram argumentos para fazer frente a adversárias mais cotadas.

Na quarta-feira irão a jogo as restantes portuguesas presentes nesta edição do The Campus Carby VW Ladies Open: Matilde Jorge (387.ª) contra a letã Diana Marcinkevica (381.ª), Maria Garcia (1293.ª) frente à primeira cabeça de série, Panna Udvardy (135.ª), e Carla Tomai face a Ariana Geerlings (470.ª).

Entretanto, na variante de pares, Matilde Jorge justificou o estatuto de primeira cabeça de série ao lado de Justina Mikulskyte e superou a amiga Teresa Franco Dias e Love-Star Alexis, do Haiti, com os parciais de 6-1 e 6-0 em 45 minutos para inscrever o nome nos quartos de final.

Seguem-se Xenia Bandurowska e Arina Bulatova. A polaca e a russa levaram a melhor sobre Matilde Parreira e Hephzibah Oluwadare com os parciais de 6-2 e 6-0.