This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Vida difícil para os miúdos: só há cinco com menos de 18 anos no top 1000 do ranking ATP
Tempos houve em que jogadores extremamente jovens rapidamente chegavam ao topo e discutiam os lugares cimeiros do ranking ATP. Por exemplo, em 1991, Pete Sampras, Goran Ivanisevic e Michael Chang tinham todos menos de 19 anos e já estavam no top 10 da hierarquia mundial masculino. Ora, a história mudou e a nova atualização do ranking deixa perceber isso mesmo.
É que há apenas cinco tenistas menores de idade no top… 1000. O principal representante deste ‘grupo’ com menos de 18 anos é o espanhol Carlos Alcaraz (131.º), enquanto o dinamarquês Holger Rune, que também tem dado muito que falar, surge a seguir (317.º). A queda é abrupta daí para a frente, com o japonês Shintaro Mochizuki (655.º), o francês Luca Nardi (721.º) e o norte-americano Martin Damm (820.º) a fecharem a lista.
Além da própria evolução do ténis e do circuito, uma das possíveis explicações pode estar relacionada com o facto de haver consideravelmente menos torneios do ITF World Tour, o que eleva o nível nas provas existentes e torna mais demorado o processo de escalar no ranking.
- Categorias:
- ATP World Tour