Verdasco faz tempo andar para trás e volta a uma final quatro anos depois

Verdasco faz tempo andar para trás e volta a uma final quatro anos depois

Por Pedro Gonçalo Pinto - março 12, 2022
Foto: Bruno Alencastro/Bola Amarela

Aos 38 anos, Fernando Verdasco continua a lutar e vai voltar a discutir um título. Não se trata de um torneio do ATP Tour, mas o espanhol, antigo top 10 mundial, irá a jogo pelo troféu do Challenger de Monterrey, no México. Há quatro anos que Verdasco não atingia uma final de qualquer nível, mas colocou um ponto final no jejum ao exibir-se a bom nível no torneio mexicano.

O número 150 do ranking ATP levou a melhor diante do norte-americano Christian Harrison (357.º), com os parciais 4-6, 6-4 e 6-2, carimbando assim o passaporte rumo à primeira final desde 2018, então no ATP 500 do Rio de Janeiro. Já para encontrar o último título conquistado por Verdasco é preciso recuar a 2016, quando se sagrou campeão no ATP 250 de Bucareste, na Roménia.

Pela frente terá o indiano Prajnesh Gunneswaran (278.º), que levou a melhor numa duríssima batalha com o japonês Go Soeda (275.º), com os parciais 6-7(7), 7-6(4) e 6-4. Resta agora saber se Verdasco vai conseguir garantir uma subida maior no ranking ATP, já que o eventual título o deixa no 126.º posto da hierarquia mundial masculina, reaproximando-se do top 100, que deixou recentemente.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt