Venus Williams: «As pessoas agora podem ver o que eu e a Serena fizemos pelo desporto»

Venus Williams: «As pessoas agora podem ver o que eu e a Serena fizemos pelo desporto»

Por Pedro Gonçalo Pinto - outubro 8, 2022
serena-venus

Venus Williams vai para sempre ficar como uma das mais impactantes tenistas de sempre, a par da sua irmã mais nova, Serena. Ora, a mais velha das manas Williams deu uma entrevista à Glamour em que fala sobre a diferença que as duas trouxeram ao desporto e como esse é o caminho a seguir.

DESLIGADA DAS REDES

Não leio nenhuma comunicação social. Sou apenas uma pessoa, há muitos artigos, muita gente, muitos blogs e muito Twitter. Tens de te proteger disso para que realmente controles os teus pensamentos. Não me importa o que os outros pensam e não tenho tempo para isso. Não vão viver a minha vida, não vão respirar por mim.

DIFERENÇA É CHAVE

Ao início não sabia que era diferente. Agora dou-me conta de que era mesmo diferente. A diferença é que faz com que o mundo seja maravilhoso. As pessoas podem ver agora o que eu e a Serena conseguimos para o desporto e como elevámos o ténis e o desporto a nível global. A diferença é o caminho a seguir.

IMPORTÂNCIA DAS RAÍZES

Para nós sempre foi importante saber em que lugar estamos, quem somos. Se não sabes quem és, não sabes para onde vais nem a tua história. Os meus pais mostraram-nos a nossa história. Conhecer a história do Mundo e dos afro-americanos era muito importante. O que enfrentas quando és diferente ou uma minoria é especialmente diferente. A lição mais importante era que não víssemos cor. Os nossos pais diziam-nos: ‘As pessoas vão ver a vossa cor, mas não é assim que vocês vão ver o Mundo’. É importante que isto seja ensinado a todas as crianças.

  • Categorias:
  • WTA
O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt