This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Vale do Lobo: dois portugueses à porta do quadro principal, que já é conhecido
Gonçalo Falcão e João António qualificaram-se esta segunda-feira para a ronda de acesso ao quadro principal de singulares do Vale do Lobo Open Magnesium-K Active, torneio internacional masculino de 25.000 dólares organizado pela Premier Sports com o apoio da Federação Portuguesa de Ténis. Devido à pandemia, e de acordo com as normas da Direção-Geral da Saúde, o evento realiza-se à porta fechada.
A defender o estatuto de 13.º cabeça de série, Falcão (número 1335 ATP) somou a segunda vitória da semana ao superar o francês Louis Picaud por claros 6-4 e 6-1, num encontro que comandou do início ao fim. Para se qualificar para o quadro principal daquele que é o primeiro torneio internacional de 2021 em Portugal, o tenista de Cascais terá de passar por outro francês: Ugo Blanchet (911.º), que venceu por 6-1 e 6-4 contra Pablo Carretero, espanhol que nas primeiras horas do dia venceu o português Filipe Grebentsov com 6-2 e 6-3.
Para a terceira e última ronda do qualifying avançou igualmente João António, que passou com distinção por uma jornada dupla: na eliminatória inaugural, atrasada de domingo para esta segunda-feira devido à chuva, superou Jesus Echevarri por 6-1, 3-6 e 10-8. Depois, a fechar o dia, o português de 21 anos voltou a levar a melhor num match tie-break, desta feita por 6-1, 5-7 e 10-6 contra o espanhol Jose Joaquin Miranda Cisneros, 1305.º ATP e 11.º cabeça de série. Segue-se o ex-top 60 mundial Kenny de Schepper (atual 653.º), que afastou Tiago Rodrigo Fernandes por 6-1 e 6-1.
Ainda esta segunda-feira, Fábio Coelho começou bem a jornada, ao vencer o compatriota Francisco Faria por 6-3 e 6-3, mas não conseguiu dar sequência à boa entrada e perdeu para o italiano Edoardo Graziani (por 6-4 e 7-5 depois de ter liderado por 5-2 no segundo set) na segunda ronda, tal como Eduardo Morais, que, um dia depois de se ter estreado em torneios profissionais a ganhar, cedeu por 6-0 e 6-3 para o favorito Max Andrews, nono pré-designado.
Nos restantes encontros do dia, Diogo Morais perdeu para o italiano Edoardo Graziani (6-1 e 6-1) na primeira ronda e Illia Stoliar para o turco Kuzey Cekirge (6-2 e 6-4).
Entretanto, também esta segunda-feira foram realizados os sorteios dos quadros principais. No de singulares, Nuno Borges (366.º ATP) e Gastão Elias (379.º) estão entre os cabeças de série: o maiato, que esta segunda-feira alcançou a melhor classificação da carreira no ranking ATP, é o terceiro e terá de aguardar pela conclusão do qualifying (a última ronda joga-se na terça-feira) para conhecer o primeiro adversário; já o tenista da Lourinhã, defende o estatuto de sétimo pré-designado e vai medir forças com Kristan Tamm, número 634 mundial que vem da Estónia.
Tiago Cação foi o outro português a ter entrada direta no quadro principal do Vale do Lobo Open Magnesium-K Active. O tenista do Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis é o número 552 ATP e não faz parte da lista de cabeças de série tendo encontro marcado com o francês Lucas Poullain (553.º). Se vencer, poderá ter como adversário na segunda ronda o compatriota Nuno Borges.
Os três wild cards vão enfrentar adversários de ranking superior: Luís Faria (803.º) medirá forças com o segundo cabeça de série, Evan Furness (377.º), Pedro Araújo (1321.º) terá pela frente o mexicano Lopez Villasenor (557.º) e Tiago Torres (1954.º) desafiará Tomas Lipovsek Puches (610.º).
No quadro principal de pares vão a jogo 11 tenistas portugueses, com destaque para Gonçalo Falcão (segundo cabeça de série ao lado de Lipovsek Puches) e Francisco Cabral/Tiago Cação, terceiros favoritos.
- Categorias:
- Portugal