Título de Sinner no Australian Open quebra recordes de audiência na Itália

Título de Sinner no Australian Open quebra recordes de audiência na Itália

Por José Morgado - janeiro 30, 2024
sinner campeao
Divulgação/ATP

O título histórico de Jannik Sinner neste domingo (28) no Australian Open quebrou um jejum de 48 anos do tênis masculino italiano, que não vencia um Grand Slam desde Adriano Panatta, em Roland Garros 1976.

De acordo com o Eurosport, um dos principais canais de esporte da Europa e com direitos de transmissão do Australian Open, a final contra Daniil Medvedev teve um recorde de cerca de 1,9 milhões de espectadores somente na Itália, com um pico de 2,6 milhões no match-point, por volta da hora do almoço.

Os números correspondem a 18% da audiência durante a partida, tornando o canal o segundo mais assistido em território italiano naquele momento, atrás apenas da Rai 1. Já nas plataformas digitais, o Eurosport local totalizou 1,6 milhões de usuários únicos, três milhões de acessos totais e mais 40 milhões de visualizações de vídeos nas redes sociais.

Leia também:

 

Horas após a consagração de Sinner como o terceiro homem italiano campeão de Slam e o primeiro em Melbourne, o canal Nove transmitiu o resumo da partida com os melhores momentos do jogo, sendo acompanhado por mais de 576 mil pessoas e um pico de quase um milhão, levando o canal ao quinto lugar no início da noite.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt