Treinador de Medvedev aplaude legalização do coaching: «Acaba-se a hipocrisia»

Treinador de Medvedev aplaude legalização do coaching: «Acaba-se a hipocrisia»

Por Pedro Gonçalo Pinto - junho 23, 2022
cervara

Gilles Cervara é o treinador de Daniil Medvedev, número um do Mundo, pelo que a sua opinião em relação ao facto de o coaching ter sido autorizado ganha ainda mais importância. O francês coloca-se a favor desta mudança, mas alerta para o facto de não vir aí nenhuma revolução.

A FAVOR DO COACHING LEGAL

Estou a favor para se acabar a hipocrisia e a falta de consistência nas sanções aos treinadores. Às vezes o árbitro não se atreve, mas depois no dia seguinte penaliza um coaching menos chamativo. Depois há treinadores que são multados só por dizerem ‘vamos’ durante o jogo. Não era uma situação estável, não estava bem regulamentada.

PROCESSO ATÉ À AUTORIZAÇÃO

Estávamos há um tempo à espera do anúncio. Segundo percebi, a decisão nasceu depois de uma consulta a vários treinadores. Comigo falou o Daniel Vallverdú, que há alguns anos tentava colocar esta iniciativa em curso. Disse que tínhamos de parar com a hipocrisia, já que todos os treinadores fazem coaching em algum momento, seja com palavras ou gestos. A partir de agora, finalmente é autorizado como uma prática que existe.

SEM REVOLUÇÃO

Não acho que mude muito, já que a regra não permite um diálogo com calma, como pode haver num treino. No fim, o coaching depende muito da relação pessoal entre o jogador e o treinador. O ténis é um desporto muito interno e certo jogadores veem um treinador que fala muito como um problema. Em vários encontros do Daniil, vi o treinador do adversário fazer coaching e ter o efeito contrário.

[VÍDEO] Treinador de Medvedev fartou-se da final de Halle e abandonou-a a meio

Pedro Gonçalo Pinto
Comentador Sport TV e ligado ao Jornal Record. Ténis acima de tudo.