Torneio Challenger avisa russos e belarussos: “Não serão bem-vindos”
Enquanto os torneios que começam em agosto estão se preparando para o início, os organizadores do Challenger 100 em Kozerki, na Polônia chamaram a atenção devido a uma nota rodapé pedindo aos jogadores de países como Rússia ou Belarus que não se inscrevam e que “não serão bem-vindos” no torneio e no local”.
A situação veio à tona nos últimos dias, após muita repercussão nas redes sociais. Veja a nota oficial no site do torneio: “Considerando a situação na Ucrânia e a agressão armada da Rússia nesses territórios, por favor, não se inscrevam no torneio LOTTO KOZERKI OPEN ATP Challenger 100, jogadores representando países como Rússia e Belarus. Jogadores que representam a Rússia e o Belarus não serão bem-vindos no torneio e no complexo Kozerki. Não garantimos vagas na Academia para essas pessoas.”
Na última edição do torneio, o Alexey Vatutin chegou até a semifinal da chave masculina, onde foi derrotado pelo tunisiano Skander Mansouri, que acabou sendo vice-campeão. Já na chave feminina em 2023, três atletas russas e duas belarussas fizeram parte da competição. Até o presente momento, a ATP não se posicionou sobre o caso.
A Rússia invadiu o território da Ucrânia no dia 24 de fevereiro de 2022, causando uma guerra que dura até os dias atuais. Milhões de ucranianos buscam refúgio em outras nações da Europa e a Polônia, país vizinho, é quem mais recebe essas pessoas.