Após campanha de destaque em Roland Garros, russa muda de nacionalidade

Após campanha de destaque em Roland Garros, russa muda de nacionalidade

Por Pedro Gonçalo Pinto - junho 10, 2024

Depois de Alexander Shevchenko e Varvara Gracheva, agora foi a vez de uma top 100 seguir um caminho semelhante e deixar a bandeira russa, que atualmente está vetada nas competições de tênis e de tantos outros esportes devido à guerra na Ucrânia. Elina Avanesyan, atual número 78 do mundo, que foi às oitavas de final de Roland Garros em 2023 e 2024 vai passar a representar a Armênia.

Por si só já é algo de destacar, mas a verdade é que esta decisão tem um impacto ainda maior. A Armênia não tem qualquer representante nos rankings de simples e duplas da WTA e da ATP, o que significa que uma nova nação passa a estar no mapa do tênis.

Leia também:

Saiba qual o prêmio que Swiatek e Alcaraz faturaram em Roland Garros
Confira como fica a corrida para o ATP Finals após o título de Alcaraz em Roland Garros
Saiba como fica o novo top 10 da ATP, com Sinner e Alcaraz no topo

Só ainda não se sabe ao certo quando é que Avanesyan, irá mesmo mudar de nacionalidade em competição, sendo que isso depende de quando irá receber o passaporte do país.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt