Toni Nadal não tem dúvidas: «Djokovic só é número um porque Rafa não jogou muito em 2021»

Toni Nadal não tem dúvidas: «Djokovic só é número um porque Rafa não jogou muito em 2021»

Por Pedro Gonçalo Pinto - fevereiro 11, 2022
toni-nadal

Toni Nadal é uma presença constante no Mundo do ténis e a verdade é que o tio e antigo treinador de Rafael Nadal decidiu abanar com o momento atual ao proferir declarações que estão a irritar muito os adeptos de Novak Djokovic. Mas vamos por partes. Antes de mais, a polémica está no facto de o técnico ter vindo colocar em causa a liderança que o sérvio vai mantendo no ranking mundial masculino.

“Djokovic só é número um do mundo hoje em dia porque Rafa não jogou muito em 2021. Se não tivesse estado lesionado tanto tempo, era ele o primeiro classificado. Embora não ache que isso o separe muito de Djokovic e Federer de qualquer das maneiras”, afirmou Toni Nadal, em declarações citadas no portal sérvio ‘Novosti’.

Ora, esta extrema confiança do tio de Rafa vem no seguimento dessa conquista que teve tanto de histórica como de inesperada no Australian Open, especialmente pelo curso da final com Daniil Medvedev. Nadal deu a volta a uma desvantagem de dois sets a zero pela primeira vez desde 2007 e alcançou um triunfo épico que o deixou com o recorde de títulos do Grand Slam (21), descolando de Novak e Roger.

Já no que diz respeito à liderança do ranking ATP, a verdade é que Djokovic pode mesmo perder o trono da hierarquia mundial masculina brevemente, mas não é para Nadal, que falhou praticamente metade da temporada passada. É que Medvedev salta para o primeiro lugar do ranking se conquistar Acapulco, independentemente do que Nole fizer no Dubai. Quanto a Nadal, tendo em conta que não jogou nessa segunda metade da temporada, as hipóteses abrem-se… mais para a frente.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt