Tiafoe e Fritz marcam duelo cem por cento norte-americano na final de Tóquio

Tiafoe e Fritz marcam duelo cem por cento norte-americano na final de Tóquio

Por Pedro Gonçalo Pinto - outubro 8, 2022

Está encontrada a final do ATP 500 de Tóquio e já há uma certeza: o campeão é dos Estados Unidos! É que os dois resistentes no torneio japonês são Frances Tiafoe Taylor Fritz, depois de ultrapassarem batalhas de três sets a caminho do duelo decisivo na capital nipónica.

Tiafoe, número 19 do ranking ATP e a viver um grande momento de forma, foi o primeiro a fazer a sua parte do trabalho. Big Foe superou um eclipse a meio do encontro para bater o sul-coreano Soonwoo Kwon (120.º), triunfando com os parciais 6-2, 0-6 e 6-4, em apenas 1h37. Será a sua quinta final da carreira, sendo que procura o segundo título.

Depois foi a vez de Fritz sair por cima de um dos melhores encontros da semana. Numa intensa batalha com Denis Shapovalov (22.º), o 11.º melhor do Mundo ultrapassou o canadiano com os parciais 6-3, 6-7(5) e 6-3, conseguindo o feito de chegar a uma final logo depois de testar positivo à Covid-19. É a sua terceira final da temporada e vai tentar manter o registo perfeito em encontros decisivos este ano, sendo que já tem garantida a entrada inédita no top 10.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt