Thiem vence batalha de loucos frente a Djokovic rumo a nova final em Londres

Thiem vence batalha de loucos frente a Djokovic rumo a nova final em Londres

Por José Morgado - novembro 21, 2020
Thiem
LONDON, ENGLAND – NOVEMBER 21: Dominic Thiem of Austria celebrates winning the first set during his singles semi final match against Novak Djokovic of Serbia during day seven of the Nitto ATP World Tour Finals at The O2 Arena on November 21, 2020 in London, England. (Photo by Clive Brunskill/Getty Images)

Dominic Thiem, número três do ranking mundial, vai jogar este domingo pelo segundo ano consecutivo a final das ATP Finals, depois de ter derrotado este sábado nas meias-finais o sérvio Novak Djokovic, líder ATP e campeão deste torneio por cinco vezes (2008, 2012, 2013, 2014 e 2015), por 7-5, 6-7(10) e 7-6(5), num encontro de loucos e com muitos altos e baixos. É igualmente a 300.ª vitória da carreira de Thiem, aos 27 anos.

O austríaco de 27 anos, campeão do US Open e à procura do segundo maior título da sua carreira esta semana, voltou a fazer uma exibição fabulosa, ainda que com alguns contratempos, para derrotar Djokovic pela quinta vez nos últimos sete duelos entre ambos. O austríaco teve quatro match points no tie-break do segundo set (depois de ter conseguido salvar dois set points a 5-6 15-40), mas viu Djokovic sobreviver, como tantas vezes, e quase dar a volta ao encontro, que acabaria resolvido apenas noutro tie-break, mas na terceira partida. A perder por 0-4 no tie-break final, Thiem fez o improvável e venceu 7 dos últimos 8 pontos para dar uma incrível cambalhota no marcador de um encontro concluído ao cabo de quase três horas.

https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//twitter.com/TennisTV/status/1330196336675794949

Thiem torna-se no segundo jogador da história a alcançar pelo menos cinco vitórias diante de todos os membros do Big Three. Tem agora 5 contra Djokovic e Roger Federer e seis diante de Rafael Nadal. O austríaco tem dominado esses três rivais em quase todas as superfícies desde o início de 2019.

Na final, Thiem vai defrontar o vencedor do encontro entre Rafael Nadal, a quem derrotou na terça-feira durante a fase de grupos, e Daniil Medvedev, que derrotou nas ‘meias’ do US Open, há dois meses e meio.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com