Thiem: «Baixei um pouco o meu nível e o Nadal pisou-me»

Thiem: «Baixei um pouco o meu nível e o Nadal pisou-me»

Por José Morgado - junho 10, 2019
thiem-nadal

Dominic Thiem, número quatro mundial, perdeu este domingo na final de Roland Garros pelo segundo ano consecutivo. O austríaco de 25 anos fez melhor do que na final do ano passado — ganhou um set — mas acabou por perder de forma clara os dois últimos sets quando parecia estar com o ascendente do seu lado. Thiem tentou explicar o que sentiu.

“Depois dos dois primeiros sets baixei um pouco o meu nível e ele pisou-me. O Rafa jogou de forma incrível, nos dois primeiros sets joguei muito bem e ele mesmo assim manteve-se comigo. Por alguma razão ele ganhou 18 Grand Slams e 12 aqui. É um dos maiores de todos os tempos e eu percebi porquê nesta final. Quando tenho quebras de rendimento diante de outros tenistas não é assim tão grave, mas contra ele não pode acontecer”, confessou em conferência de imprensa.

Dominic admite o quão brutal pode ser a diferença de emoções de um dia para o outro no ténis. “O ténis tem destas coisas brutais. Ganhei seis encontros brutais, derrotei uma das maiores lendas do nosso desporto e menos de 24 horas depois tive de voltar para defrontar outra. Isso resume a dificuldade que é ganhar um Grand Slam hoje em dia. Falhei o meu sonho e por isso não me sinto tão bem quanto nos dias anteriores.”

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com