Thiago Monteiro vira na final em Campinas e conquista primeiro Challenger no Brasil

Thiago Monteiro vira na final em Campinas e conquista primeiro Challenger no Brasil

Por Bruno da Silva - outubro 8, 2023
monteiro campinas
João Pires/Instituto Sports

Festa brasileira! Thiago Monteiro, que atualmente ocupa o 150º lugar do ranking da ATP, conquistou neste domingo (8) o Challenger de Campinas, em São Paulo. O brasileiro bateu o argentino Camilo Ugo Carabelli (177º) de virada, com parciais de 3-6, 6-4 e 6-4, em 2h52.

Os dois finalistas enfrentaram jornadas duplas neste domingo, já que a rodada de sábado (7) foi adiada por causa da chuva. Monteiro passou fácil por Luciano Darderi, enquanto Ugo Carabelli finalizou o jogo também rapidamente diante de Andrea Vavassori.

A decisão foi bastante equilibrada, mas Monteiro conseguiu prevalecer na reta final do segundo e terceiros sets. No segundo, ele cedeu quatro games consecutivos após abrir 4-0 e também desperdiçou quebra de vantagem no terceiro, mas conseguiu outra no décimo game, contando com uma dupla falta de Ugo Carabelli no seu primeiro match point.

Leia também:

– Alcaraz explica mensagem que deixou na câmera em Shanghai
– [VÍDEO] Alcaraz bateu golpe por trás das costas em pleno match point
– [VÍDEO] Korda salvou set point contra Medvedev com um dos melhores pontos do ano

Este é o nono título em nível Challenger para o cearense, o primeiro em 2023 e também o primeiro no Brasil. Monteiro é o segundo dono da casa campeão em 13 anos do torneio de Campinas, o primeiro desde Guilherme Clezar em 2013.

Com o título, Monteiro ganha 27 posições no ranking, subindo momentaneamete para o 123º lugar.

Iniciei minha carreira no Jornalismo em 2013, ainda como estudante, como redator no portal VAVEL Brasil. Completei minha graduação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2017. No ano seguinte, assumi a posição de editor-chefe da VAVEL. Desde 2019, sou repórter do jornal O Município, em Brusque, segundo maior portal de notícias em audiência no estado. Trabalho principalmente na cobertura de política, mas também em geral, esportes, entre outras editorias. Em pouco mais de três anos atuando no jornal O Município, fui reconhecido por três prêmios de jornalismo estaduais. Em 2022, conquistei o prêmio Sebrae e o Fiesc, que é considerado o mais importante do estado de Santa Catarina. Em 2021, venci o primeiro lugar regional e o segundo estadual no prêmio Fapesc de Jornalismo em CTI – Ciência, Tecnologia e Inovação. Desde o início de 2023, assumi como editor da versão brasileira do portal Bola Amarela, referência na cobertura de tênis em Portugal e no Brasil.