Thiago Monteiro vira contra Gustavo Heide e vence duelo brasileiro pelo bronze no Pan
Em duelo brasileiro, Thiago Monteiro (119º da ATP) bateu Gustavo Heide (252º) de virada e ficou com a medalha de bronze na chave de simples masculina dos Jogos Pan-Americanos em Santiago, no Chile. O cearense começou mal, mas venceu com parciais de 1-6, 6-3 e 7-6(5), em 2h15.
O primeiro set foi totalmente dominado por Heide, medalhista de ouro nas duplas no sábado. Ele entrou mais focado e anotou rapidamente 6-1, em pouco mais de meia hora. Monteiro deu alguns sinais de reação no início da segunda parcial, mas, inicialmente, o paulista salvou os break points e seguiu mais firme. Na reta final, porém, o cearense finalmente conseguiu se impor, quebrou pela primeira vez no oitavo game e igualou o jogo anotando 6-3.
No começo da terceira parcial, Heide mostrou algum incômodo físico e, mesmo assim, conseguiu equilibrar. O paulista, que passou a encurtar os pontos sempre que podia, chegou a ter break points quando o rival serviu em 3-4, mas não conseguiu aproveitar. Na sequência, Monteiro teve a chance de servir para o jogo, porém não conseguiu fechar e a decisão acabou indo para o tie-break.
No game desempate, Monteiro abriu logo 3-0, frustrando Heide, que chegou a jogar uma bola para fora da quadra. O cearense chegou a ter 6-1 e, após quatro match points desperdiçados, finalmente assegurou a medalha.
Leia também:
– Bia Haddad é campeã do Elite Trophy e se reaproxima do top 10
– Medvedev ultrapassa Alcaraz e garante prêmio generoso… no ranking dos ATP 500
– Confira o sorteio do WTA Finals com promessa de grandes duelos
O Brasil já tem quatro medalhas no Pan – dois ouros (duplas masculinas e femininas), uma prata (duplas mistas) e um bronze, de Monteiro – e a quinta sairá mais tarde. Laura Pigossi disputa a final na chave feminina de simples diante de Maria Lourdes Carlé, da Argentina a partir das 17h (de Brasília).