Thiago Monteiro cai nas quartas de Challenger e vai sair do top 100

Thiago Monteiro cai nas quartas de Challenger e vai sair do top 100

Por Marcela Linhares - julho 14, 2023
Thiago Monteiro Salzburg
Divulgação/Salzburg Open

Depois de cair na estreia de Wimbledon, Thiago Monteiro, 95 do ranking, seguiu para o saibro europeu e foi disputar o Challenger de Salzburg – torneio austríaco em que é o atual campeão – mas acabou sendo superado por Lukas Neumayer, 269 da ATP, por duplo 6-4. Em busca de vaga na decisão, enfrenta o esloveno qualifier Blaz Rola, que já foi top 80 e atualmente ocupa o 723º posto da ATP.

Com a derrota, o cearense vai perder o posto de tenista brasileiro (da categoria masculina de simples) mais bem posicionado no ranking. Na próxima atualização, Monteiro vai ser visto como 121º enquanto Thiago Wild vai ficar uma posição acima.

A primeira quebra veio logo no primeiro game do jogo quando o brasileiro não conseguiu sustentar seu game de saque. Monteiro chegou a conseguir devolver a brecha no sexto game e deixar a parcial empatada pela primeira vez em 3-3, mas, na sequência, perdeu novamente o serviço. Apenas administrando a dianteira, Neumayer fechou em 6-4 em 40 minutos.

Com números próximos no segundo serviço, a maior diferença foi a quantidade de pontos vencidos com o primeiro. Enquanto Monteiro pontuou nove vezes, o tenista da casa venceu 12.

Sem ceder pontos no saque e vencendo 12 dos primeiros 13 pontos disputados na segunda parcial, Thiago abriu 3-0 com facilidade. O brasileiro seguiu a ter vantagem até 4-1, mas, sem mais vencer games no set, viu o austríaco vencer cinco games seguidos e fechar o set em 6-4 em partida que durou 1h33.

Me formei em jornalismo em 2019 pela FACHA - faculdade localizada no Rio de Janeiro. Depois de cursos sem sucesso, me descobri no jornalismo e escolhi estudar com objetivo de seguir o tênis. Estagiei na CNN durante a Olimpíada no Rio, escrevi sobre o esporte em sites colaborativos e não me vejo fazendo outra coisa. Em 2020 fiz pós graduação em jornalismo esportivo e sigo na área desde então passando por colaborações na VAVEL, UOL, Revista Tênis e hoje no Bola Amarela.