Tenista do top 50 troca de nacionalidade para poder disputar Wimbledon

Tenista do top 50 troca de nacionalidade para poder disputar Wimbledon

Por Pedro Gonçalo Pinto - junho 19, 2022

Com Wimbledon a fechar as portas a todas os tenistas que sejam russos ou bielorrussos, há quem esteja a utilizar todas as possibilidades nas suas mãos para dar a volta à situação. É esse o caso de Natela Dzalamidze, número 44 do ranking mundial de pares, que mudou de nacionalidade para ter entrada no All England Club.

A especialista de pares jogou em Roland Garros com bandeira neutra, mas agora oficializou a mudança de nacionalidade, deixando de representar a Rússia para passar a ostentar a bandeira da Geórgia, pelo que assim tem autorização para competir em Wimbledon.

Este tem sido um procedimento utilizado por alguns outros desportistas russos nos últimos tempos, embora no ténis seja o primeiro caso. Pavel Sivakov, no ciclismo, mudou para nacionalidade francesa, enquanto Evgeny Romanov, no xadrez, passou para a Noruega.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt