Swiatek partilha sonho: «Quero muito ter a oportunidade de defrontar a Barty»

Swiatek partilha sonho: «Quero muito ter a oportunidade de defrontar a Barty»

Por Pedro Gonçalo Pinto - outubro 27, 2022

Quando Ashleigh Barty anunciou o fim abrupto da carreira, Iga Swiatek foi quem aproveitou para subir à liderança do ranking WTA. O que se seguiu foi uma temporada histórica, pelo que ficará para sempre a dúvida: quem é que ganhava um duelo entre estas duas no pico da forma? A polaca espera um dia ter essa oportunidade.

DESCANSO ANTES DAS WTA FINALS

Descansei dois dias na Florida e na segunda-feira vamos para o Texas. Recuperei um pouco, para jogar as Finals. Depois disso vou precisar de uma paragem mais longo. Agora preciso de mais tempo para recuperar. Depois do Australian Open senti-me completamente descansa dois ou três dias depois. Estava fresca. Este não foi o caso no US Open porque tive cãibras que não me deixavam dormir de noite.

NÃO JOGAR AS BILLIE JEAN KING CUP FINALS

Tomei a decisão para garantir que jogo a próxima época saudável e sem lesões. Tenho 72 encontros este ano, pelo que tenho de ter cuidado. Jogar as BJKC significa mais uma mudança de fuso horário, uma mudança de clima, de superfície, ritmo, rotina. Tudo tinha de acontecer de forma instantânea. Também uma forma de protesto. A planificação é muito infeliz e desfavorável para as tenistas. Não consigo entender por que é que isto aconteceu pelo segundo ano seguido.

DUELO DE SONHO

Quero muito ter a oportunidade de defrontar a Barty um dia. Seria brutal, já que quando comecei ela era a líder e estava em plena forma. Sempre tive um grande respeito pelo seu estilo. É uma pena que não nos tenhas cruzado e que não tenha podido mostrar o meu melhor jogo contra ela.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt