Swiatek: "Gostaria de ganhar todos os Slams, mas ainda preciso de uns anos"

Swiatek: “Gostaria de ganhar todos os Slams, mas ainda preciso de uns anos”

Por José Morgado - setembro 26, 2023
Swiatek

Iga Swiatek, agora número 2 mundial depois de um ano e meio no topo do ranking mundial, conta com quatro títulos de Grand Slam no seu currículo, três em Roland Garros (2020, 2022 e 2023) e um no US Open (2022). A polonesa parece ser a principal candidata a ser a próxima jogadora a vencer todos os Grand Slams — faltam o Australian Open e em Wimbledon –, mas assegura que não tem pressa para alcançar esse objetivo.

“Gostaria de ganhar todos os Grand Slams o mais rapidamente possível, mas acho que ainda preciso de alguns anos para aprender a jogar bem na grama. Tenho apenas 22 anos e ainda tenho uns dez para lutar por Grand Slams. Farei tudo o que estiver ao meu alcance para chegar a esse objetivo. O que tenho feito desde 2020 é uma loucura. Quando era mais jovem nem tinha bem a noção. Agora encaro tudo com mais calma”, disse Swiatek.

Swiatek está no Japão e encara nesta quarta-feira (27) a dona da casa Mai Hontama em sua estreia no WTA 500 de Tóquio, por volta das 5h (de Brasília).

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt