Swiatek explica como se concentrou para arrasar... a melhor amiga no US Open

Swiatek explica como se concentrou para atropelar… a melhor amiga no US Open

Por Pedro Gonçalo Pinto - setembro 1, 2023

Iga Swiatek aplicou um corretivo em Kaja Juvan, com parciais de 6-0 e 6-1. Agora, foi mais uma vítima para a número 1 do mundo, mas esta não foi uma adversária qualquer. A eslovena é a melhor amiga da polonesa, algo que poderia tornar o encontro mais difícil… Só que foi precisamente o contrário.

ATROPELAR A MELHOR AMIGA

Não foi um encontro fácil para ela, com certeza. Emocionalmente, não é simples jogar com o marcador assim. No meu caso, só queria me concentrar em mim, em parte porque sabia que seria um pouco mais difícil por ela ser minha melhor amiga, então precisei de concentração extra. Estou feliz por ter conseguido, fui completamente profissional.

ENFRENTA OSTAPENKO

Em termos de confiança, sempre senti que precisava trabalhar mais minhas habilidades técnicas e tenísticas. Aprendi muito durante os últimos anos sobre como jogar em quadras mais rápidas e contra adversárias atacantes. Com a Jelena, sei que ela pode fazer um encontro perfeito, arriscar tudo, mas também pode ser o contrário. Nunca sabes o que esperar. De qualquer forma, aceito que todas as jogadoras vão jogar o seu melhor tênis contra mim. Contra ela, nunca é fácil.

CONVERSA COM FEDERER

Quando ele estava no ativo, a sua perspectiva era sempre levar tudo isso como algo divertido. Algumas pessoas contaram-me que ele era capaz de estar na conversa à vontade meia hora antes de uma final. Podemos aprender com isso, embora eu seja diferente. Tenho de ficar na minha, concentrada, mas foi bom ouvir a sua perspectiva. Para ele, é difícil dar conselhos numa conversa tão curta, sobretudo quando não nos vemos diariamente. Quando ele se retirou, eu só estava a começar. Estou feliz de ter tido a hipótese de falar com ele.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt