SURPRESA. Hyeon Chung derrota Alexander Zverev em Melbourne e avança para os oitavos-de-final
Número quatro do mundo apenas aos 20 anos, Alexander Zverev foi na madrugada neste sábado surpreendido na terceira ronda do Open da Austrália frente a Hyeon Chung, campeão das ATP NextGen Finals. O jogador alemão travou uma batalha de cinco partidas ao cabo de três horas e meia para sair derrotado pelos parciais de 5-7, 7-6(3), 2-6, 6-3 e 6-0.
Esperava-se um encontro quente entre dois dos melhores jogadores ‘juniores’ do circuito masculino no ano passado. Zverev, o natural favorito à vitória, foi o primeiro a chegar-se à frente e a vencer a primeira partida que foi extremamente equilibrada até ao último jogo, em que o Chung acusou a pressão quando estava a servir para forçar um tiebreak.
Na segunda partida, o equilíbrio continuava. A verdade é que Zverev disparou quase 40 winners só nos primeiros dois sets contra apenas 17 de Chung, mas o sul-coreano apresentava um primeiro serviço afinadíssimo. A ausência de breaks levou a que o primeiro tiebreak do encontro chegasse e desta vez o resultado acabou por favorecer o número 58 do mundo, que, até hoje, nunca tinha passado da terceira ronda de um Grand Slam.
Depois de um terceiro set em que esteve praticamente apagado, Chung voltou a mostrar o ténis que o levou à conquista da primeira edição das NextGen Finals e a sobrepôr, pela primeira vez, os seus winners aos de Sascha Zverev.
O jovem não perdeu mais do que sete pontos nas últimas dias partidas com o seu primeiro serviço, beneficiou do cansaço de Zverev e carimbou a passagem aos oitavos-de-final do Open da Austrália ao vencer também, pela primeira vez, a quinta partida de um encontro.
Com este resultado, Alex Zverev junta-se a uma lista que conta já com nomes como Kei Nishikori, Victor Estrella Burgos e o seu irmão mais velho, Mischa: tudo jogadores a quem Chung já aplicou, aos 21 anos, um 6-0 num encontro do circuito profissional. Na próxima ronda, Chung vai defrontar o vencedor do encontro entre Albert Ramos e o sérvio Novak Djokovic, seis vezes campeão da prova.